quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Semana de Comunicação



Semana passada na FAAP ocorreu a 32ªsemana de Comunicação. O tema fui: Toda mídia ao mesmo tempo agora, entre todos as palestras vou falar de uma que me interessou muito. O título da palestra era: Muito além do banner: Cases ‘’Obama’’ e Mil Casmurros.
Os palestrantes Ian Black (gerente de planejamento da Oline Wunderman) e Solon Godinho Brochado (digital e social media planer da Cubocc), falaram dos fenômenos da internet, como o site do Obama e o projeto Mil Casmurros.
Bem todos sabem dos números que o presidente dos Estados Unidos Barack Obama atingiu de votos , no site e até com os seguidores no Twitter. O diferencial da palestra foi quando Solon mostrou o game Burnout-Paradise, que mostrava anúncios do Obama in-game.
Mais a campanha do presidente dói além , os eleitores podiam assinar reportagens para receber no celular. No anúncio da vice-presidência, foram enviado 2.9 milhoes de SMS para os assinantes; além dos vários aplicativos para iPhone como notícias, agenda,papel de parede presidente Obama. Não foi difícil entender tantos votos.
Ian falou sobre o premiado em Cannes, Mil Casmurros. O projeto parecia simples, pedir para pessoas entrar no site e gravar uma leitura de um dos trechos do livro Dom Casmurro, e depois enviar para o site. Mas teria como receber mil vídeos em 3 semanas? Bem deu certo! Além de atores globais, pessoas normais participaram do projeto. Mil Casmurros foi realizado para a divulgação da mini-série Capitu (passou na Rede Globo). No dia que o primeiro capítulo de Capitu foi ao ar, os mil vídeos estavam completos.
Graças ao projeto, o Brasil ganhou Leão em RP em Cannes, e ainda gerou muita mídia espontânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário