quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Blog e Manifesto

A postagem de hoje será sobre os textos: Blog, do autor Hugh Hewitt, e o Manifesto Cluetrain, dos autores Christopher Locke, Rich Levine, Doc Searls e Weinberger.
Começando pelo texto Blog, o autor aborda os benefícios que uma pessoa pode obter sendo blogueiro. Onde qualquer indivíduo através dessa ferramenta pode se expressar livremente, vender produtos e até suas próprias idéias, Hugh afirma que o blog pode ajudar as pessoas a criarem uma reputação na internet, ele explica: '' O blog é uma oportunidade quase gratuita de estabelecer e defender uma marca, introduzir novos produtos ou produzir agitação...''
Eu como aluna de publicidade vejo esse meio de comunicação como mais um instrumento para ser anexado, como já está sendo feito, ao mundo da propaganda.
Já no manifesto, os autores apenas previam o que hoje nos entendemos como real, o grande progresso da comunicação através da internet. Essa grande comunicação faz com que as empresas e as pessoas façam uma conversação que eles chamariam de natual. Essa nova linguagem então seria uma forma mais aberta e humanizada para lidar com os clientes.
Se a previsão ou até mesmo a proposta foi essa, as empresas ou eles estão errados. O fato é que apesar da internet facilitar e muito o mundo do consumo, nos ainda agüentamos uma linguagem chata, pacientemente ensaiada e com o maior número de gerúndio possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário