quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Texto : Como anda a reputação da sua marca?


Eric Messa, autor desse texto, escreve para explicar um fenômeno já muito conhecido nas redes sociais, o índice de relevância de uma determinada comunidade.
Segundo o autor, provavelmente a mais de 10 anos as ferramentas para calcular a reputação já são utilizadas, o chamado '' números de amigos'' no Orkut é uma dessas ferramentas.
Imagine a seguinte situação. Um blog muito influente, onde pessoas a todo o momento deixam recados comentando o que acharam da ultima postagem do dono, e esse blogueiro influencia ativamente as pessoas que lêem seu blog. Imaginou? Agora imagine esse blogueiro falando mal de um determinado produto que experimentou; você acha que as outras pessoas que acompanham seu blog iram ver esse produto de um jeito bom? Por isso é todo cuidado é pouco. Ultimamente a reputação de uma marca não é mais analisada através de pesquisas quantitativas, mais sim, através de entradas na internet procurando comentários negativos ou positivos.
Mais o menos um ano atrás, os consumidores do achocolatado Nescau fizeram uma comunidade no Orkut reclamando que os novos sabores, como Nescau Light e Nescau 2.0, fizeram o Nescau tradicional desaparecer das prateleiras. Tinham comunidade com o nome de “Queremos o Nescau tradicional” e “Volta, Nescau Tradicional”. A Nestlé por tantos comentários negativos, fez o sabor tradicional continuar nas prateleiras, pode até parecem estranho, mas provavelmente as comunidades salvaram o produto que tinha diminuído muito suas vendas.

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